segunda-feira, 19 de maio de 2014

FUNDACENTRO (18/05/2014)


Banca: Vunesp
Cargo: Assistente em Ciência & Tecnologia

16. Seja x um número natural maior do que 1 e menor do que 25, e y, um número inteiro, negativo e maior do que –19. O maior valor que a expressão - x / y + y / x pode assumir é:
(A) –5
(B) - 1/24
(C) 31/24
(D) 575/24
(E) 42

1 < x < 25 e -19 < y < 0
(x é um número positivo e y um número negativo)

Para que a expressão tenha o maior valor, a 1ª parcela deve ser o maior possível e a 2ª parcela o menor possível.

1ª parcela: - x / y
x deve ser grande (x = 24) e;
y deve ser pequeno, em módulo, pois é denominador (y = -1).

2ª parcela: y / x
 y deve ser pequeno, em módulo (y = -1) e;
x deve ser grande (x = 24).

Assim, temos:
--------- Alternativa (D)

17. Para a semana de jogos esportivos de uma escola, a professora de artes irá preparar um arranjo com fitas coloridas. Ela dispõe de 56 m de fita amarela, 84 m de fita verde e 126 m de fita branca e deseja dividir essas fitas em pedaços de mesmo comprimento e com o maior tamanho possível. Fazendo dessa forma, a diferença entre o número de pedaços de fita branca e o número de pedaços de fita amarela será:
(A) 5.
(B) 6.
(C) 7.
(D) 8.
(E) 9.

MDC (56, 84, 126) = 14 (pedaço de maior tamanho)
56/14 = 4 pedaços de fita amarela
84/14 = 6 pedaços de fita verde
126/14 = 9 pedaços de fita branca
B - A = 9 - 4 = 5 --------- Alternativa (A)

18. Beatriz, Juliana e Natália são amigas e pertencem a famílias diferentes. Cada uma tem apenas um irmão, e elas e seus irmãos competem em torneios de xadrez. Juntas, essas seis pessoas já ganharam 47 títulos, sendo que, entre os irmãos, André ganhou 7 vezes, Gabriel ganhou 5 e Carlos ganhou 4. Beatriz ganhou o mesmo número de títulos que seu irmão, Nátalia ganhou o dobro do que ganhou seu irmão, e Juliana ganhou 3 vezes mais que seu irmão. Os irmãos de Beatriz, Juliana e Natalia são, nessa ordem,
(A) Gabriel, André e Carlos.
(B) Gabriel, Carlos e André.
(C) Carlos, André e Gabriel.
(D) Carlos, Gabriel e André.
(E) André, Carlos e Gabriel.

O número de vitórias dos amigos é 16. Assim, o número de vitórias das amigas  é 47 - 16 = 31. 
B + J + N = 31;
Existem 6 maneiras distintas de combinar os irmãos e irmãs. 



1
2
3
4
5
6
Beatriz
André
André
Gabriel
Gabriel
Carlos
Carlos
Juliana
Gabriel
Carlos
André
Carlos
André
Gabriel
Natalia
Carlos
Gabriel
Carlos
André
Gabriel
André

A única maneira que a soma dá 31 é:
B = 5 (irmã de Gabriel);
J = 12 (irmã de Carlos)  e;
N = 14 (irmã de André) ------------ Alternativa (B)

19. A importância de R$ 860,00, relativa a gorjetas, será dividida entre três balconistas. A razão entre as partes recebidas pelos dois balconistas mais velhos é de 7 para 8. A razão entre as partes recebidas pelos dois balconistas mais novos é de 7 para 5. Como o mais velho dos balconistas recebeu a maior parte, e o mais novo recebeu a menor parte, a diferença entre a maior e a menor partes recebidas vale:
(A) R$ 105,00.
(B) R$ 112,00.
(C) R$ 129,00.
(D) R$ 140,00.
(E) R$ 160,00.


A: balconista mais velho
B: balconista do “meio” (faz parte do grupo “os dois balconistas mais velhos” e também do grupo “os dois balconistas mais novos”)
C: balconista mais novo

Se a razão entre as partes recebidas pelos dois balconistas mais velhos é de 7 para 8, estamos falando dos balconistas A e B.
A é mais velho que B. Logo, A recebeu mais do que B.
Dessa forma, a razão A/B deve ser maior do que 1 (A/B >1).
A forma correta de expressar essa relação é: A/B = 8/7.

A/B = 8/7               (I)
B/C = 7/5              (II)
A + B + C = 860   (III)

Substituir (I) e (II) em (III) para o cálculo de B:
8B/7 + B + 5B/7 = 860
B = 301 ; A = 344 ; C = 215
A - C = 344 - 215 = 129 ---------- Alternativa (C)


20. Uma empresa corretora de seguros conta com 30 funcionários, sendo que, desses, 20 são vendedores. O diretor planeja expandir o número de funcionários para 60, contratando apenas vendedores, de maneira que estes passem a representar 75% do total de funcionários. O número de novos vendedores que deverão ser contratados é igual a
(A) 20.
(B) 25.
(C) 30.
(D) 35.
(E) 40.

Dos 30 funcionários iniciais, 20 são vendedores.
A empresa com 60 funcionários, terá 45 vendedores (75%).
Se foram contratados somente vendedores, houve 45 - 20 = 25 contratações. --------- Alternativa (B)

21. Em uma feira de trocas, 5 bananas valem 3 maçãs, 2 abacaxis valem 9 maçãs, e 4 melões valem 3 abacaxis. O número de melões que podem ser trocados por 45 bananas é igual a
(A) 5.
(B) 6.
(C) 7.
(D) 8.
(E) 9.

5B = 3MA (I)
2A = 9MA (II)
4ME = 3A (III)

Substituir (II) em (III):
4ME = 3.(9MA/2) (IV)

Substituir (I) em (IV):
8ME = 27.(5B/3)
8M = 45B --------------------- Alternativa (D)

22. A distribuição das idades dos alunos em uma escola é dada pelo gráfico apresentado a seguir, a partir do qual se calcula que a média de idades dos alunos de 10 a 12 anos vale 177/16.
Se a diferença entre a média das idades dos alunos de 13 a 15 anos e a média das idades dos alunos de 10 a 12 anos vale 3, a soma dos algarismos do número de alunos com 15 anos é igual a
(A) 2.
(B) 3.
(C) 4.
(D) 5.
(E) 6.


 A soma dos algarismos de alunos com 15 anos é: 2 + 4 = 6 --------------- Alternativa (E)

23. Pedro e Vítor trabalham como empacotadores em uma firma de transporte. Para pacotes simples, Pedro embrulha, por hora, 4 unidades a mais do que Vítor. Cada um deve embrulhar 72 pacotes simples e sabe-se que Pedro irá terminar esse trabalho 1,5 h antes que Vítor. O número de pacotes simples que os dois juntos conseguem embrulhar, por hora, é igual a
(A) 24.
(B) 26.
(C) 28.
(D) 30.
(E) 32.



nº de pareceres
velocidade (parecer/hora)
tempo (hora)
Pedro
72
v + 4
t
Vítor
72
v
t + 1,5

 A fórmula é: nº de pareceres = velocidade x tempo

72 = (v + 4) x t    (I)
72 = v x (t + 1,5) (II)

Igualar (I) = (II):
(v + 4) x t = v x (t + 1,5)
v.t + 4t = v.t + 1,5v
4t = 1,5v (x2)
8t = 3v 
t = 3v/8 (III)

Substituir (III) em (I):

72 = (v + 4) x 3v/8
3v^2 + 12v = 576   (:3)
v^2 + 4v - 192 = 0

Resolvendo pela fórmula de báscara:


Pedro: v + 4 = 12 + 4 = 16 pareceres/hora
Vítor: v = 12 pareceres/hora

Em 1 hora, os dois conseguem embrulhar 16 + 12 = 28 pareceres ------------- Alternativa (C)

24. A razão entre os comprimentos dos dois catetos de um triângulo retângulo é 3. Se a hipotenusa desse triângulo mede 7x10^(1/2) cm, sua área, em cm2, vale:
(A) 49
(B) 18x10^(1/2)
(C) 60
(D) 20x10^(1/2)
(E) 73,5


25. A área do retângulo ABNM vale o dobro da área do quadrado MNCD. O segmento MP é perpendicular à diagonal ND do quadrado. O segmento BN mede 8^(1/2) cm, logo o segmento MP mede, em cm, 


(A) 1
(B) 2^(1/2)
(C) 1,5
(D) 2
(E) 1,5x2^(1/2)



O segmento CN vale a metade do segmento BN.
Aplicando o Teorema de Pitágoras no triângulo CDN para calcular o lado DN = d, temos:
d^2 = 2 + 2 = 4
d = 2
O segmento MP é a metade da diagonal d. Portanto, MP = 1 ------------- Alternativa (A)

26. Dados os conjuntos:
A = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 10, 11, 15, 16, 17, 18}
B = {3, 4, 15, 16, 17, 18}
C = {1, 3, 4, 8, 9, 11, 12, 13, 16, 19}
D = {7, 8, 9, 10, 11, 14, 16, 17, 18, 19}
E = {7, 8, 9}

Seja a sua representação gráfica como a da figura. A soma dos elementos das regiões sombreadas é de:
(A) 21.
(B) 25.
(C) 29.
(D) 30.
(E) 34.

 Região I:
 

Região II:
 

Região III:
 

A soma dos elementos é: 1 + 3 + 4 + 19 + 7 = 34 ------------- Alternativa (E)

27. Em uma sala de aula, com 36 alunos, todos têm um ou mais consoles de videogames. Metade dos alunos tem o console Atari, e 15 alunos possuem apenas o console Odyssey. Entre os que possuem dois consoles, 5 possuem Atari e Odyssey, 8 possuem Atari e Mega Drive, e um aluno possui Odyssey e Mega Drive. O número de alunos que possuem apenas o Mega Drive é o mesmo dos que possuem esses três consoles. O número de alunos que possuem apenas o console Atari é:
(A) 0.
(B) 1.
(C) 2.
(D) 3.
(E) 4.

x + y + 5 + 8 = 36/2
x + y = 5
y = 5 - x (I)

x + x + y + 5 + 8 + 1 + 15 = 36
2x + y = 7 (II)

Substituir  (I) em (II):
2x + 5 - x = 7
x = 2 ------> y = 3
O número de alunos que possuem apenas o console Atari é igual a 3 ---------- Alternativa (D)

28. Na figura, o relógio central marca exatamente 1 hora. Observe que o ponteiro dos minutos e o ponteiro das horas apontam para minutos inteiros, ou seja, o ponteiro das horas aponta exatamente para a marca de 5 minutos, e o ponteiro dos minutos aponta exatamente para a marca de 0 minuto. Observe, também, que esses ponteiros estão distanciados por 5 minutos. 
(http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-face-do-relógio-limpa-romana-image25356801. Editado)
Existem apenas dois horários distintos, considerando de 0 hora até meio-dia, em que o ponteiro das horas e o ponteiro dos minutos apontam para minutos inteiros, e que esses ponteiros estão distanciados por dois minutos, não necessariamente nessa ordem. A diferença entre a segunda e a primeira vez em que esses horários acontecem, é de
(A) 3 h 12 min.
(B) 3 h 36 min.
(C) 4 h 18 min.
(D) 4 h 48 min.
(E) 5 h.



O ponteiro das horas aponta para minutos inteiros a cada 12 minutos. Com base nessa relação, é preenchida a tabela abaixo para melhor entendimento:


Posição dos ponteiros
Posição dos ponteiros
Posição dos ponteiros
Ponteiro das horas
Ponteiro dos min
Ponteiro das horas
Ponteiro dos min
Ponteiro das horas
Ponteiro dos min
1
12
21
12
41
12
2
24
22
24
42
24
3
36
23
36
43
36
4
48
24
48
44
48
5
0
25
0
45
0
6
12
26
12
46
12
7
24
27
24
47
24
8
36
28
36
48
36
9
48
29
48
49
48
10
0
30
0
50
0
11
12
31
12
51
12
12
24
32
24
52
24
13
36
33
36
53
36
14
48
34
48
54
48
15
0
35
0
55
0
16
12
36
12
56
12
17
24
37
24
57
24
18
36
38
36
58
36
19
48
39
48
59
48
20
0
40
0
60
0


Perceba que para 5 "caminhadas" do ponteiro das horas, o ponteiro dos minutos faz uma volta completa. Este ciclo representa 1 hora percorrida. Assim, este ciclo é repetido 12 vezes (ou seja, em 12 horas) para que os dois ponteiros se igualem novamente na posição vertical orientados para cima.
Pela tabela, existem dois horáios em que os ponteiros estão distanciados em 2 min.
1º horário: 4h24
2º horário: 7h36
Diferença: 3h12 ----------------------- Alternativa (A)

29. Seja a sequência dos números naturais pares entre 1 e 777. O número de algarismos necessários para escrever todos os números dessa sequência é igual a
(A) 776.
(B) 1 111.
(C) 1 777.
(D) 1 888.
(E) 2 223.

A sequência é: 2, 4, 6, 8, 10, 12,...,98, 100, 102,...776.
Há três grupos diferentes para os números pares:

1º grupo: Números pares com apenas 1 algarismo: 2, 4, 6 e 8
Sub-total 1 = 4 x 1 = 4 algarismos

2º grupo: Números pares com 2 algarismos: 10, 12, 14, 16,...98;
Neste grupo, há (99-9)/2 = 45 números pares
Sub-total 2 = 45 x 2 = 90 algarismos

3º grupo: Números pares com 3 algarismos: 100, 102, 104,...776.
Neste grupo, há (777-99)/2 = 339 números pares
Sub-total 3 = 339 x 3 = 1017 algarismos

Total = 4 + 90 + 1017 = 1111 algarismos ----------- Alternativa (B)

30. Bruno tem dois irmãos e afirmou que: “se seu irmão é presidente de uma empresa, então sua irmã não possui curso superior”. Sua mãe, no entanto, confirmou que essa afirmação não é verdadeira, o que permite concluir que, em relação a Bruno,
(A) sua irmã é presidente de uma empresa.
(B) seu irmão não é presidente de uma empresa.
(C) sua irmã possui curso superior.
(D) seu irmão possui curso superior.
(E) seu irmão não possui curso superior.

p: Seu irmão é presidente de uma empresa
q: Sua irmã não possui curso superior

p q (F)

Tabela-Verdade para proposição condicional
p
q
p q
V
V
V
V
F
F
F
V
V
F
F
V

A única possibilidade da condicional ser falsa é a afirmação p ser Verdadeira e a afirmação q ser Falsa.

Assim, seu irmão é presidente de uma empresa e sua irmã possui um curso superior. ----- Alternativa (C)


23 comentários:

  1. Oi,belíssimo trabalho, eu não havia visto ainda, e nem vi todas as questões ainda. Mas quanto à sua resolução da questão 20 tenho alguns comentários, se me permite:
    1. Você manteve a premissa da empresa de ter vendedores perfazendo 75% do quadro.
    percebe-se pois 45 são exatos 3/4 de 60.
    2. Assumindo que 45 devem ser os vendedores calcula quantos deverão ser contratados 45-20=25
    3. Você assumiu que por construção manteria as premissas chegando à tese que 75% do quadro serão vendedores. 45/60 = 75% perfeito..
    Se a empresa tem 30 funcionários e contrata 25 quantos serão os funcionários ??? 65
    portanto 45/65 não perfazem 75% portanto a solução não corresponde ao enunciado.
    []s
    edson.aoki@yahoo.com @ facebook

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  2. Desculpe amigo 45/(30+25) = 45/55= 81,81%
    Edson

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    1. Obrigado pelo elogio Edson e por compartilhar seus conhecimentos tb!
      Realmente, no momento da prova não tinha notado esse detalhe. Só no dia seguinte com o pessoal comentando no facebook.
      Entendi seu raciocínio. Mantive premissas que não contrariassem o enunciado.
      Ao questionar que o total daria 55 funcionários (e não 60 como diz o enunciado), entramos na parte subjetiva da questão.....hehehe.
      Tentamos seguir a lógica do examinador e baseado somente nas informações dadas no enunciado, a resolução é bem simples, como vc mesmo eslareceu acima.
      Hipoteticamente, podemos considerar que "surgiram" 5 funcionários de uma outra unidade da mesma corretora, por exemplo. Como no enunciado não fala em nenhum momento do grupo não-vendedores, não podemos tirar nenhuma conclusão.

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    2. Fábio, eu nunca chegaria nesse número,rss!
      para mim daria 10, ainda que não chegasse aos 60, perderia muito tempo procurando a sua maneira de raciocinar, e tempo é o que normalmente não temos,rs!
      Se você fez a prova, eu diria que em matemática está muito bem!( não vi todas as questões, eu não fiz a prova ). Mas está de parabéns, as que eu vi, consegue ser muito claro e objetivo! Se quiser me adiciona no face, também resolvo as questões no face..
      []s
      edson

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    3. Vc tem razão. em provas cada minuto é precioso para o candidato!
      Não tenho mtos recursos disponíveis aqui para melhorar a forma de expor as resoluções.
      Agradeço os elogios deste meu primeiro post. Pretendo colocar mais provas.
      Gostaria de ver sua página tb! Assim espero ter mais ideias e melhorar meus próximos posts!
      Obrigado!

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    4. Oi Fábio,
      Por favor pode esclarecer ,na questão dos garçons a/b não é 7/8?Por que você coloca 8/7?

      Obrigada,

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    5. Olá Marcia,

      O enunciado nos dá uma informação preciosa para este raciocínio: o mais velho receberá a maior parte das gorjetas, enquanto que o mais novo receberá a menor parte. Dessa forma, fiz a seguinte classificação:

      A: balconista mais velho
      B: balconista do “meio” (faz parte do grupo “os dois balconistas mais velhos” e também do grupo “os dois balconistas mais novos”)
      C: balconista mais novo

      Se a razão entre as partes recebidas pelos dois balconistas mais velhos é de 7 para 8, estamos falando dos balconistas A e B.
      A é mais velho que B. Logo, A recebeu mais do que B.
      Dessa forma, a razão A/B deve ser maior do que 1 (A/B >1).
      A forma correta de expressar essa relação é: A/B = 8/7.

      Espero que tenha esclarecido sua dúvida!

      Obrigado.

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  3. Boa tarde
    Gostaria de saber como faço para enciar uma prova para resolução.
    Preciso que resolva a prova de matemática do MP -SP - auxiliar de promooria.

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  4. Boa tarde Regina,

    Por favor, envie para meu e-mail: iha.fabio@gmail.com
    Tentarei resolver o mais rápido possível.

    Grato!

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  5. Bom dia Fabio,
    Estava que nem um louco procuramos responder algumas questões dessa prova e encontrei o seu blog, você está de parabéns.
    Poderia me esclarecer um pouco melhor a questão nº 28, não consigo perceber a lógica.
    Desde de já obrigado

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    1. Bom dia Luis,

      Agradeço o elogio!

      Particularmente, a questão 28 do relógio foi a mais complicada mesmo. Para facilitar a compreensão, resolvi de maneira mais visual. Basta entrar neste link: https://www.dropbox.com/s/hlnpdpgt8s4nldp/Rel%C3%B3gio%20Anal%C3%B3gico.pdf

      Espero que tenha ficado mais claro!

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    2. Não sei se todos conseguirão abrir o link.
      Caso não consigam, envie um e-mail para: iha.fabio@gmail.com

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    3. Boa tarde Fabio,

      Passo aqui só para agradecer o empenho que teve para detalhar passo a passo esta questão, realmente esta pergunta é muito complicada, ainda mais com tantas outras para responder no concurso.
      Novamente muito obrigado.

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  6. Oi.

    A explicação da 23 pode ser melhor trabalhada.

    Donde apareceu "t+4,5"? Não seria 1,5 (sabe-se que Pedro irá terminar esse trabalho 1,5 h antes que Vítor)

    Difícil de seguir o raciocínio da conta (mesmo se eu tentar fazer as contas, seguindo os seus passos).


    Agradeço se puder me atender.

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    1. Boa noite,

      Realmente o correto é t + 1,5. Já fiz a alteração acima e as contas mais detalhadas.
      Obrigado pelo toque.

      Qualquer dúvida, não deixe de comentar para tornar as resoluções mais claras para todos!

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  7. Amei este blog! Super útil!

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  8. Parabéns pelo trabalho!
    Estou estudando as questões da VUNESP e seu site me ajudou muito principalmente nas questões da Fundacentro.
    Não sei se estou enganado mas achei esta prova em específico mais difícil do que as outras, nessa a VUNESP caprichou.
    Por favor, continue disseminando conhecimento.
    Abraço

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    1. Boa noite,

      Realmente essa prova de Raciocínio Lógico da Fundacentro elaborada pela VUNESP foi de dificuldade elevada, levando em consideração o fato de ser um cargo de nível médio.

      Fazendo diversas provas anteriores da banca, você percebe o estilo de prova e seu grau de exigência. É sempre bom treinar com questões mais difíceis para se sentir mais bem preparado. Mas isso se tiver tempo para estudar além do que é exigido no edital.

      Coincidentemente, a maiorira das minhas publicações têm sido de provas da VUNESP. Minha ideia é mesclar as bancas para que todos percebam as caracaterísticas e a forma de abordagem de cada banca.

      Estou com a resolução feita de várias provas, mas falta tempo para publicá-las.

      Agradeço o elogio e espero publicar novas resoluções o mais breve possível.

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  9. Boa noite, parabéns pelo blog, estou amando e aprendendo muito.
    Como você encontrou 15N = 360 na questão 22?
    obrigada!

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    1. Boa noite Fabi,

      Fiz uma nova resolução mais detalhada das operações matemáticas.
      Espero que tenha tirado sua dúvida.

      Obrigado!

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    2. Fábbio, muito obrigada pela nova resolução, entendi tudo agora!!! Estou amando o blog e aprendendo muito.

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    3. Boa noite Fabi,

      Agradeço mais uma vez o elogio.
      Os comentários são importantes para eu aprimorar a didática para resolução das questões e torná-las compreensíveis a todos.

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