terça-feira, 28 de julho de 2015

COBRA Tecnologia (01/06/2014)




Banca: QUADRIX
Cargo: Técnico Administrativo

11. Observe o quadrado a seguir.
Assinale a alternativa que contém o valor da diagonal desse quadrado.

A) (5 . 21/2) / 2
B) 5 . 31/2
C) 10 . 21/2
D) (10 . 31/2) / 2
E) 5 . 21/2
Ao traçar a diagonal do quadrado de lado 10, determina-se um triângulo retângulo ABC. Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:

d2 = 102 + 102
d2 = 2 . 102
d = 10 . 21/2 ---------------------- Alternativa (C)

12. Determine o valor de x na equação exponencial a seguir:


 
A) 2/3
B) 3
C) 3/2
D) 2
E) 1/3



x = 2/3 ----------------- Alternativa (A)

13. A tabela a seguir contém as notas de uma turma de alunos do ensino médio, na disciplina de matemática.

2,0
7,0
4,0
3,0
2,0
8,0
9,0

Assinale a alternativa que contém o valor da MEDIANA desse conjunto de notas.

A) 5,0
B) 4,0
C) 2,0
D) 3,5
E) 4,5

A mediana é o valor numérico que separa a metade superior de uma amostra de dados
Para determinar a mediana, primeiramente faz-se necessário ordenar as notas em ordem crescente.

2,0
2,0
3,0
4,0
7,0
8,0
9,0

Como o número de elementos é um número ímpar (n = 7), a mediana será o elemento central ((n + 1) / 2).
A mediana será 4,0 ---------------------- Alternativa (B)

14. Qual o valor da área do trapézio a seguir?

 
A) 84 m2
B) 180 m2
C) 228 m2
D) 380 m2
E) 204 m2

Para calcular a área do trapézio, vamos dividi-lo em duas partes: um retângulo e um triângulo. As novas medidas estão em vermelho.
 
Atrapézio = Aretângulo + Atriângulo = 30 . 6 + (8 . 6) / 2 = 180 + 24 = 204 cm2


15. Em uma caixa térmica estão armazenados os seguintes salgados: 9 coxinhas, 10 quibes e 14 empadas. O seu amigo retira, aleatoriamente, um salgado dessa caixa. Ele verifica, então, que o salgado retirado da caixa se tratava de uma coxinha. Em seguida, ele retira, aleatoriamente, outro salgado dessa mesma caixa. Qual a probabilidade de esse novo salgado retirado também ser uma coxinha?

A) 8/14
B) 9/33
C) 9/32
D) 1/4
E) 9/24


1ª situação
2ª situação
Coxinhas
9
8
Quibes
10
10
Empadas
14
14
Total
33
32

1ª situação: Antes da retirada de um salgado aleatoriamente;
2ª situação: Após a retirada de um salgado aleatoriamente, SEM reposição. Sabe-se que foi retirada uma coxinha.

A probabilidade de esse novo salgado retirado também ser uma coxinha é:
P (coxinha) = 8/32 = 1/4 ------------------------ Alternativa (D)

16. Observe o gráfico da função do 1º grau a seguir.
 

Sobre essa função, é possível afirmar que:

A) é uma função constante
B) é uma função crescente
C) é uma função positiva
D) é uma função negativa
E) é uma função decrescente


Função crescente é aquela em que à medida que os valores de x aumentam, os valores de y ou f(x) também aumentam. ----------------------- Alternativa (B)

Comentário das demais alternativas:
A) Função constante tem uma reta horizontal, ou seja, para qualquer valor de x existe apenas um valor de y.
C) Função positiva apresenta valores de y apenas positivos;
D) Função negativa apresenta valores de y apenas negativos;
E) Função decrescente é aquela em que à medida que os valores de x aumentam, os valores de y ou f(x) diminuem.

17. Determine o valor do cateto x do triângulo retângulo a seguir.
 

A) 4 cm
B) 18 cm
C) 12 cm
D) 14 cm
E) 10 cm


Teorema de Pitágoras:

202 = 162 + x2
x2 = 400 – 256
x2 144
x = 12 ---------------------- Alternativa (C)

18. Assinale a alternativa que contém o resultado da solução do produto notável a seguir.

(5x – y)2 =

A) 25x2 – 10xy – y2
B) 25x2 – 5x2y2 + y2
C) 25x2 – 5x2y2 – y2
D) 25x2 – 10x2y2 – y2
E) 25x2 – 10xy + y2

(5x – y)2 = (5x – y) . (5x – y) = 25x2 – 5xy – 5xy + y2 = 25x2 – 10xy + y2 ---------------------- Alternativa (E)

Regra básica (Quadrado da diferença de dois termos)
(a – b)2 = a2 – 2ab + b2

19. Assinale a alternativa que contém o valor do determinante da matriz 2x2 a seguir.
 

A) - 2
B) 4
C) 2
D) 8
E) 14
 
Determinante de matriz 2x2 = Produto dos termos da diagonal principal – produto dos termos da diagonal secundária.

Diagonal principal: 5 . 2 = 10
Diagonal secundária: 4 . 3 = 12

Det = 10 – 12
Det = – 2 ---------------------------- Alternativa (A)

20. Observe o número complexo a seguir, representado graficamente por meio de um plano de Argand-Gauss.
 

Assinale a alternativa que contém o valor do módulo desse número complexo.

A) 31/2
B) 1
C) 0
D) 2
E) 4

Um número complexo é um número z que pode ser escrito na forma z = x + i.y, em que x e y são números reais e i denota a unidade imaginária.
x: parte real
y: parte imaginária

O módulo de z é dado por:  

x = 31/2;
y = 1.


---------------------------- Alternativa (D)

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