Banca: QUADRIX
Cargo: Técnico
Administrativo
11. Observe o quadrado a seguir.
Assinale a alternativa que contém o valor da diagonal desse quadrado.
A) (5 . 21/2) / 2
B) 5 . 31/2
C) 10 . 21/2
D) (10 . 31/2) / 2
E) 5 . 21/2
Ao traçar
a diagonal do quadrado de lado 10, determina-se um triângulo retângulo ABC.
Aplicando o teorema de Pitágoras, temos:
d2
= 102 + 102
d2
= 2 . 102
d = 10 .
21/2 ---------------------- Alternativa (C)
12. Determine o valor de x na equação exponencial a
seguir:
A) 2/3
B) 3
C) 3/2
D) 2
E) 1/3
x = 2/3
----------------- Alternativa (A)
13. A tabela a seguir contém as notas de uma turma
de alunos do ensino médio, na disciplina de matemática.
2,0
|
7,0
|
4,0
|
3,0
|
2,0
|
8,0
|
9,0
|
Assinale a alternativa que contém o valor da MEDIANA desse conjunto de notas.
A) 5,0
B) 4,0
C) 2,0
D) 3,5
E) 4,5
A mediana
é o valor numérico que separa a metade superior de uma amostra de dados
Para
determinar a mediana, primeiramente faz-se necessário ordenar as notas em ordem
crescente.
2,0
|
2,0
|
3,0
|
4,0
|
7,0
|
8,0
|
9,0
|
Como o
número de elementos é um número ímpar (n = 7), a mediana será o elemento
central ((n + 1) / 2).
A mediana
será 4,0 ---------------------- Alternativa (B)
14. Qual o valor da área do trapézio a seguir?
A) 84 m2
B) 180 m2
C) 228 m2
D) 380 m2
E) 204 m2
Atrapézio
= Aretângulo + Atriângulo = 30 . 6 + (8 . 6) / 2 = 180 +
24 = 204 cm2
15. Em uma caixa térmica estão armazenados os
seguintes salgados: 9 coxinhas, 10 quibes e 14 empadas. O seu amigo retira,
aleatoriamente, um salgado dessa caixa. Ele verifica, então, que o salgado
retirado da caixa se tratava de uma coxinha. Em seguida, ele retira,
aleatoriamente, outro salgado dessa mesma caixa. Qual a probabilidade de esse
novo salgado retirado também ser uma coxinha?
A) 8/14
B) 9/33
C) 9/32
D) 1/4
E) 9/24
1ª
situação
|
2ª
situação
|
|
Coxinhas
|
9
|
8
|
Quibes
|
10
|
10
|
Empadas
|
14
|
14
|
Total
|
33
|
32
|
1ª
situação: Antes da retirada de um salgado aleatoriamente;
2ª
situação: Após a retirada de um salgado aleatoriamente, SEM reposição. Sabe-se
que foi retirada uma coxinha.
A
probabilidade de esse novo salgado retirado também ser uma coxinha é:
P
(coxinha) = 8/32 = 1/4 ------------------------ Alternativa (D)
16. Observe o gráfico da função do 1º grau a
seguir.
Sobre essa função, é possível afirmar que:
A) é uma função constante
B) é uma função crescente
C) é uma função positiva
D) é uma função negativa
E) é uma função decrescente
Função
crescente é aquela em que à medida que os valores de x aumentam, os valores de
y ou f(x) também aumentam. ----------------------- Alternativa (B)
Comentário
das demais alternativas:
A) Função
constante tem uma reta horizontal, ou seja, para qualquer valor de x existe
apenas um valor de y.
C) Função
positiva apresenta valores de y apenas positivos;
D) Função
negativa apresenta valores de y apenas negativos;
E) Função
decrescente é aquela em que à medida que os valores de x aumentam, os valores
de y ou f(x) diminuem.
17. Determine o valor do cateto x do triângulo
retângulo a seguir.
A) 4 cm
B) 18 cm
C) 12 cm
D) 14 cm
E) 10 cm
Teorema
de Pitágoras:
202
= 162 + x2
x2
= 400 – 256
x2
144
x = 12
---------------------- Alternativa (C)
18. Assinale a alternativa que contém o resultado
da solução do produto notável a
seguir.
(5x – y)2
=
A) 25x2
– 10xy – y2
B) 25x2
– 5x2y2 + y2
C) 25x2
– 5x2y2 – y2
D) 25x2 – 10x2y2 –
y2
E) 25x2 – 10xy + y2
(5x – y)2
= (5x – y) . (5x – y) = 25x2 – 5xy – 5xy + y2 = 25x2
– 10xy + y2 ---------------------- Alternativa (E)
Regra
básica (Quadrado da diferença de dois termos)
(a – b)2
= a2 – 2ab + b2
19. Assinale a alternativa que contém o valor do determinante da matriz 2x2 a seguir.
A) - 2
B) 4
C) 2
D) 8
E) 14
Determinante
de matriz 2x2 = Produto dos termos da diagonal principal – produto dos termos
da diagonal secundária.
Diagonal
principal: 5 . 2 = 10
Diagonal
secundária: 4 . 3 = 12
Det = 10
– 12
Det = – 2
---------------------------- Alternativa (A)
20. Observe o número complexo a seguir,
representado graficamente por meio de um plano de Argand-Gauss.
Assinale a alternativa que contém o valor do módulo
desse número complexo.
A) 31/2
B) 1
C) 0
D) 2
E) 4
Um número
complexo é um número
z que pode ser escrito na forma z = x + i.y, em que x e y são números reais e i
denota a unidade imaginária.
x: parte
real
y: parte
imaginária
O módulo de z é dado por:
x = 31/2;
y = 1.
----------------------------
Alternativa (D)
Nenhum comentário:
Postar um comentário