sábado, 20 de setembro de 2014

Polícia Civil (30/03/2014)




Banca: Vunesp
Cargo: Delegado de Polícia

95. Os conectivos ou operadores lógicos são palavras (da linguagem comum) ou símbolos (da linguagem formal) utilizados para conectar proposições de acordo com regras formais preestabelecidas. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de conjunção, negação e implicação, respectivamente.

(A) ¬p, p v q, p ʌ q
(B) p ʌ q, ¬p, p → q
(C) p → q, p v q, ¬p
(D) p v p, p → q, ¬q
(E) p v q, ¬q, p v q
 
Símbolo
Relação
Significado
^
Conjunção
e
~ ou ¬
Negação
Não
v
Disjunção inclusiva
ou
v
Disjunção exclusiva
Ou isto, ou aquilo.
Implicação
(Condicional)
Se isto, então aquilo.
Bi-implicação
(Bi-condicional)
se, e somente se,



Conjunção, negação e implicação ------------------- Alternativa (B)

Comentários das demais alternativas:
(A) Negação, disjunção inclusiva e conjunção;
(C) Implicação, disjunção inclusiva e negação;
(D) Disjunção inclusiva, implicação e negação;
(E) Disjunção inclusiva, negação e disjunção inclusiva;

96. A lógica clássica possui princípios fundamentais que servem de base para a produção de raciocínios válidos. Esses princípios foram inicialmente postulados por Aristóteles (384 a 322 a.C.) e até hoje dão suporte a sistemas lógicos. Tais princípios são os
(A) da inferência, da não contradição e do terceiro incluído.
(B) da diversidade, da dedução e do terceiro incluído.
(C) da identidade, da inferência e da não contradição.
(D) da identidade, da não contradição e do terceiro excluído.
(E) da diversidade, da indução e da não contradição.
 
Princípio da Identidade
·        Uma proposição verdadeira é verdadeira;
·        Uma proposição falsa é falsa;
Princípio da
não-contradição
·       Ou a proposição é V ou é F;
·     Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente.
Princípio do terceiro excluído
·        A proposição não poderá ter outro valor, além de V ou F;

------------------- Alternativa (D)


97. Um argumento válido é aquele cujas premissas levam a uma conclusão por meio de uma sequência finita de regras formais preestabelecidas. Um exemplo de um argumento válido é:
(A) Se uma cidade é uma capital de estado, então ela fica no estado. Como Joinville fica em Santa Catarina, portanto Joinville é a Capital do Estado.
(B) Se o professor der a Fulano uma boa nota na prova, então ele pulará de alegria. Como vi Fulano muito alegre ontem, só pode ter sido aprovado.
(C) Uma vez que todos os livros bons são caros, todos os livros ruins devem ser baratos.
(D) Todas as pessoas bem sucedidas economicamente são inteligentes. Soube que Fulano tem graves problemas financeiros, portanto ele não deve ser inteligente.
(E) Considerando que alguns insetos são seres vivos e que todos os seres vivos são mortais, é correto afirmar que alguns insetos são mortais.

Com base nas duas premissas, obtemos os seguintes diagramas:
 - Alguns insetos são seres vivos;
- Todos os seres vivos são mortais.

A região hachurada corresponde à conclusão “Alguns insetos são mortais”.

-------- Alternativa (E)

Comentários das demais alternativas:
(A) Conclusão não deriva das premissas;
(B) Proposição condicional (p q):
q é V
p pode ser V ou F;
(C) Conclusão não deriva das premissas (Argumento Indutivo);
(D) Conclusão não deriva das premissas;

98. O silogismo é a forma lógica proposta pelo filósofo grego Aristóteles (384 a 322 a.C.) como instrumento para a produção de conhecimento consistente. O silogismo é tradicionalmente constituído por
(A) duas premissas, dois termos médios e uma conclusão que se segue delas.
(B) uma premissa maior e uma conclusão que decorre logicamente da premissa.
(C) uma premissa maior, uma menor e uma conclusão que se segue das premissas.
(D) três premissas, um termo maior e um menor que as conecta logicamente.
(E) uma premissa, um termo médio e uma conclusão que decorre da premissa.

O silogismo é uma forma lógica composta por duas premissas e uma conclusão que se segue delas. ------------------ Alternativa (C)

99. Uma relevante finalidade dos argumentos que elaboramos é convencer eventuais interlocutores sobre a verdade de uma tese, isto é, expomos justificativas racionais que sustentam nossa crença de que a tese que defendemos é objetivamente verdadeira. Assim sendo, quando argumentamos devemos
(A) apresentar justificativas que deem sustentação à verdade da tese defendida.
(B) apelar para a opinião pública que justifique a verdade da tese apresentada.
(C) defender a tese usando justificações baseadas em opiniões pessoais evidentes.
(D) acreditar na verdade da tese proferida como resultado de sua autoevidência.
(E) reiterar a verdade da tese defendida e ressaltar a falsidade de teses contrárias.

Por exclusão de alternativas que contrariam o enunciado ou que contenham palavras-chaves (sublinhado):
(B) “apelar para a opinião pública
(C) “opiniões pessoais
(D) “acreditar na verdade”
(E) “ressaltar a falsidade

----------------- Alternativa (A)

100. Na lógica clássica, as proposições que compõem um raciocínio são classificadas como: (1) universais ou particulares e (2) afirmativas ou negativas. Assim sendo, as proposições “todo ser humano é mortal”, “algumas pessoas não usam óculos” e “alguns motoristas são descuidados” são classificadas, respectivamente, como:
(A) particular afirmativa, universal negativa e universal afirmativa.
(B) particular afirmativa, universal negativa e particular afirmativa.
(C) universal afirmativa, particular afirmativa e particular negativa.
(D) particular negativa, particular afirmativa e universal afirmativa.
(E) universal afirmativa, particular negativa e particular afirmativa.



UNIVERSAL
  • Totalidade do conjunto;
PARTICULAR
  • Parte do conjunto.


UNIVERSAL AFIRMATIVA
Todo S é P.
UNIVERSAL NEGATIVA
Nenhum S é P.
PARTICULAR AFIRMATIVA
Alguns S são P.
PARTICULAR NEGATIVA
Alguns S não são P.

“todo ser humano é mortal”: Universal afirmativa
“algumas pessoas não usam óculos”: Particular negativa
“alguns motoristas são descuidados”: Particular afirmativa

------------------ Alternativa (E)



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