Banca: VUNESP
Cargo: Escrevente
Técnico Judiciário
65. Um
determinado recipiente, com 40% da sua capacidade total preenchida com água,
tem massa de 428 g. Quando a água preenche 75% de sua capacidade total, passa a
ter massa de 610 g. A massa desse recipiente, quando totalmente vazio, é igual,
em gramas, a
(A) 338.
(B) 208.
(C) 200.
(D) 182.
(E) 220.
V: Volume total do recipiente
m1: massa de água na situação 1
m2: massa de água na situação 2
x = massa do recipiente
Situação 1: x + m1 = 428 (I)
Situação 2: x + m2 = 610 (II)
(II) - (I): m2 – m1 = 182 (III)
As propriedades da água massa e volume são
diretamente proporcionais (setas com mesmo sentido).
Substituir (IV) em (III):
m2 – (0,4/0,75).m2 = 182
15m2 – 8m2 = 2730
7m2 = 2730
m2 = 390 g
Para encontrar o valor de x, utilizar a situação 2:
x + 390 = 610
x = 220 g ----------- Alternativa
(E)
66. Para
a montagem de molduras, três barras de alumínio deverão ser cortadas em pedaços
de comprimento igual, sendo este o maior possível, de modo que não reste nenhum
pedaço nas barras. Se as barras medem 1,5 m, 2,4 m e 3 m, então o número máximo
de molduras quadradas que podem ser montadas com os pedaços obtidos é
(A) 3.
(B) 6.
(C) 4.
(D) 5.
(E) 7.
Para efeito de cálculo, multiplicaremos os valores de comprimento por 10.
MDC (15,
24, 30) = 3 m
Para
voltar com os valores originais do enunciado, basta dividir por 10.
MDC (1,5;
2,4; 3,0) = 0,3 m
Cálculo do total de pedaços obtidos:
1,5 / 0,3 = 5 pedaços
2,4 / 0,3 = 8 pedaços
3 / 0,3 = 10 pedaços
Total de pedaços: 5 + 8 + 10 = 23 pedaços
Para fazer uma moldura quadrada, são utilizados 4
pedaços. Portanto, o número máximo de molduras que podem ser montados com os
pedaços obtidos é:
5 pedaços ----------- Alternativa
(D)
67. Para fazer 200 unidades do produto P, uma empresa utilizou ¾ do estoque inicial (E) do insumo Q. Para fazer mais 300 unidades do produto P, vai utilizar a quantidade que restou do insumo Q e comprar a quantidade adicional necessária para a produção das 300 unidades, de modo que o estoque do insumo Q seja zerado após a produção desse lote. Nessas condições, deverá ser comprada, do insumo Q, uma quantidade que corresponde, do estoque inicial E, a
(A) 2/3.
(B) 7/8.
(C) 1/4.
(D) 3/8.
(E) 9/8.
E: Estoque inicial do insumo Q
A: Quantidade adicional do insumo Q
Produto P e insumo Q são diretamente proporcionais (setas
com mesmo sentido).
68. Em um
laboratório, há 40 frascos contendo amostras de drogas distintas. Esses frascos
estão numerados de 01 a 40, sendo que os frascos de numeração par estão
posicionados na prateleira Q e os de numeração ímpar estão posicionados na
prateleira R. Sabe-se que o volume, em cm3, de cada amostra é igual à soma dos
algarismos do número de cada frasco. Nessas condições, é correto afirmar que a
quantidade de frascos cujas amostras têm mais de 8 cm3 é
(A) maior
na prateleira R do que na Q.
(B) maior
na prateleira Q do que na R.
(C) igual
em ambas as prateleiras.
(D) igual
a 8.
(E) maior
que 13.
Frascos de 01 a 40
Prateleira Q: Pares (02, 04, 06,...,36, 38 e 40)
Prateleira R: Ímpares (01, 03, 05,...,35, 37 e 39)
Frascos com V > 8 cm3;
Abaixo seguem as numerações dos frascos e em
parênteses a soma de seus algarismos. Os valores destacados em vermelhos são os
frascos que obedecem ao critério estabelecido (V > 8 cm3).
Prateleira Q
|
||||
02 (2)
|
04 (4)
|
06 (6)
|
08 (8)
|
10 (1)
|
12 (3)
|
14 (5)
|
16 (7)
|
18 (9)
|
20 (2)
|
22 (4)
|
24 (6)
|
26 (8)
|
28 (10)
|
30 (3)
|
32 (5)
|
34 (7)
|
36 (9)
|
38 (11)
|
40 (4)
|
Prateleira R
|
||||
01 (1)
|
03 (3)
|
05 (5)
|
07 (7)
|
09 (9)
|
11 (2)
|
13 (4)
|
15 (6)
|
17 (8)
|
19 (10)
|
21 (3)
|
23 (5)
|
25 (7)
|
27 (9)
|
29 (11)
|
31 (4)
|
33 (6)
|
35 (8)
|
37 (10)
|
39 (12)
|
Prateleira Q: 4 frascos com V > 8 cm3;
Prateleira R: 6 frascos com V > 8 cm3;
R > Q ----------- Alternativa
(A)
69. Em um jardim, um canteiro de flores, formado por três retângulos congruentes, foi dividido em cinco regiões pelo segmento AB, conforme mostra a figura.
Se AB mede
20 m, então a área total desse canteiro é, em m2, igual a
(A) 126.
(B) 135.
(C) 144.
(D) 162.
(E) 153.
Aplicando
o Teorema de Pitágoras no triângulo ACD, calcula-se x:
102
= x2 + 62
x2
= 100 - 36
x2
= 64
x
= 8 m
Área
total do jardim = 3 x Área retângulo
Área
total = 3 x (6 x 8)
Área
total = 144 m2 ------------------ Alternativa
(C)
70. Observe a sequência de espaços identificados por letras
Cada espaço vazio deverá ser preenchido por um número inteiro e positivo, de modo que a soma dos números de três espaços consecutivos seja sempre igual a 15. Nessas condições, no espaço identificado pela letra g deverá ser escrito o número
(A) 5.
(B) 6.
(C) 4.
(D) 7.
(E) 3.
Tentativa e Erro
Atribuir ‘g’ pelo valor das alternativas. O próximo
passo é calcular o valor de ‘h’, depois ‘j’, e assim sucessivamente até
verificar se o valor de ‘a’ corresponde a 6.
O único valor de g que torna a sequencia correta e
segue o critério estabelecido é 6. ------------------ Alternativa
(B)
71. Levantamento feito pelo CRA-SP questionou qual reforma deve ser priorizada pelo governo. Entre as opções estavam os setores previdenciário, trabalhista, político, tributário e judiciário, sendo que apenas um deles deveria ser apontado. O gráfico mostra a distribuição porcentual arredondada dos votos por setor.
Sabendo que o setor político recebeu 87 votos a mais do que o setor judiciário, é correto afirmar que a média aritmética do número de apontamentos por setor foi igual a
(A) 128.
(B) 130.
(C) 137.
(D) 140.
(E) 145.
T: Total de votos
Político = Judiciário + 87
27%.T =
15%.T + 87
0,27.T =
0,15.T + 87
0,12.T =
87
T
= 725 votos
Quantidade
de setores: 5
Cálculo
da média aritmética:
725 / 5 = 145 ------------------ Alternativa (E)
72. Dois
recipientes (sem tampa), colocados lado a lado, são usados para captar água da
chuva. O recipiente A tem o formato de um bloco retangular, com 2 m de comprimento
e 80 cm de largura, e o recipiente B tem a forma de um cubo de 1 m de aresta.
Após uma chuva, cuja precipitação foi uniforme e constante, constatou-se que a
altura do nível da água no recipiente B tinha aumentado 25 cm, sem transbordar.
Desse modo, pode-se concluir que a água captada pelo recipiente A nessa chuva
teve volume aproximado, em m3, de
(A) 0,40.
(B) 0,36.
(C) 0,32.
(D) 0,30.
(E) 0,28.
V: Volume de água captada pelo recipiente A
Abaixo a vista superior dos recipientes, mostrando
sua área de seção transversal.
Note que para uma área maior, maior será sua captação
de água.
O volume de água captado no recipiente B é: 1 x 1 x
0,25 = 0,25 m2.
Área (m2) e volume (m3) são
diretamente proporcionais (setas com mesmo sentido).
73. Aluísio e Berilo aplicaram, respectivamente, R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00 a uma mesma taxa mensal de juros simples durante quatro meses. Se o valor dos juros recebidos por Berilo foi R$ 50,00 maior que o valor dos juros recebidos por Aluísio, então a taxa anual de juros simples dessas aplicações foi de
(A)
10,8%.
(B) 12%.
(C)
12,6%.
(D)
14,4%.
(E) 15%.
CA
= 4.000,00
tA
= 4 meses = 1/3 ano
CB
= 5.000,00
tB
= 4 meses = 1/3 ano
JB = JA + 50 (I)
Fórmulas para juros simples:
J = C.i.t
JA
= 4000.i.(1/3)
JB
= 5000.i.(1/3)
5000.i.(1/3) = 4000.i.(1/3) + 50
20000.i =
16000.i + 600
4000.i =
600
i = 6/40
i = 0,15
= 15% ------------- Alternativa (E)
74. Na
figura, o trapézio retângulo ABCD é dividido por uma de suas diagonais em dois
triângulos retângulos isósceles, de lados
Desse modo,
é correto afirmar que a soma das medidas dos ângulos α e β é igual a
(A) 125º.
(B) 115º.
(C) 110º.
(D) 135o.
(E) 130º.
Triângulo ABC é isósceles: ângulos A e C são iguais
a β.
β + β + 90 = 180
2β = 90
β = 45°
Ângulo A é retângulo:
x + β = 90
x + 45 = 90
x = 45°
Triângulo ACD é isósceles: ângulos A e D são iguais
a 45°.
45 +45 + α = 180
α = 180 - 90
α = 90°
α + β =
90 + 45 = 135° ------------- Alternativa
(D)
91. Se
todo estudante de uma disciplina A é também estudante de uma disciplina B e
todo estudante de uma disciplina C não é estudante da disciplina B, então
é verdade
que
(A) algum
estudante da disciplina A é estudante da disciplina C.
(B) algum
estudante da disciplina B é estudante da disciplina C.
(C)
nenhum estudante da disciplina A é estudante da disciplina C.
(D)
nenhum estudante da disciplina B é estudante da disciplina A.
(E)
nenhum estudante da disciplina A é estudante da disciplina B.
Com base nas duas premissas, obtemos dois possíveis
diagramas:
- Todo estudante da disciplina A é estudante da
disciplina B;
- Todo estudante da disciplina C não é estudante da
disciplina B;
Pelos diagramas, não existe nenhum estudante da
disciplina A que também é estudante da disciplina C ----------- Alternativa (C)
Comentários das demais alternativas:
(A) Contraria a alternativa (C) que é verdadeira;
(B) Não existe nenhum estudante da disciplina B que
também é estudante da disciplina C;
(D) Contraria o próprio enunciado;
(E) Contraria o próprio enunciado;
92.
Considere verdadeira a seguinte afirmação: “Todos os primos de Mirian são
escreventes”.
Dessa
afirmação, conclui-se corretamente que
(A) se
Pâmela não é escrevente, então Pâmela não é prima de Mirian.
(B) se
Jair é primo de Mirian, então Jair não é escrevente.
(C)
Mirian é escrevente.
(D)
Mirian não é escrevente.
(E) se
Arnaldo é escrevente, então Arnaldo é primo de Mirian.
Com base nas duas premissas, obtemos dois possíveis
diagramas:
Pelos diagramas, quem não é escrevente, também não
é primo do Mirian ----------- Alternativa
(A)
Comentários das demais alternativas:
(B) Jair é escrevente, pois é primo de Mirian;
(C) Não podemos concluir nada a respeito de Mirian;
(D) Não podemos concluir nada a respeito de Mirian;
(E) Não pode-se garantir que Arnaldo é primo de
Mirian.
93.
Mantendo-se a regularidade da sequência numérica – 3, 1, – 5, 3, – 7, 5, …, os
dois próximos elementos dessa sequência serão, respectivamente,
(A) – 10
e 6.
(B) – 9 e
7.
(C) – 11
e 5.
(D) – 12
e 4.
(E) – 13
e 3.
Perceba que esta sequencia pode ser dividida em
duas novas sequencias: uma descrescente de números negativos e razão -2 e outra
crescente de números positivos e razão +2.
O esquema abaixo mostra as duas sequencias e os
dois próximos elementos destacados em vermelho.
-3
|
-5
|
-7
|
-9
|
|||||
1
|
3
|
5
|
7
|
-----------
Alternativa (B)
|
94.
Considere as seguintes figuras de uma sequência de transparências, todas
enumeradas:
Na
referida sequência, a transparência 6 tem a mesma figura da transparência 1, a
transparência 7 tem a mesma figura da transparência 2, a transparência 8 tem a
mesma figura da transparência 3, e assim por diante, obedecendo sempre essa
regularidade.
Dessa
forma, sobrepondo-se as transparências 113 e 206, tem-se a figura
Percebe-se
que o ciclo de transparências se repete a cada 5 elementos. Assim, é possível
montar um esquema como segue abaixo:
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
111
|
112
|
113
|
114
|
115
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
206
|
Transparência
113: Igual à transparência 3;
Transparência
206: Igual à transparência 1;
Sobreposição
das transparências 113 e 206 = Sobreposição das transparências 1 e 3;
----------- Alternativa
(E)
95. Marta confeccionou três cartões em papel cartolina e carimbou figuras em somente uma das faces de cada cartão. Ao encontrar um de seus amigos, Marta informou-lhe que todo cartão de cor amarela tinha carimbada, em uma das faces, uma figura em tinta na cor azul. Após dizer isso, ela mostrou a esse amigo três cartões: o primeiro cartão, de cor amarela, continha uma figura carimbada em tinta na cor azul; o segundo cartão, de cor vermelha, continha uma figura carimbada em tinta na cor preta; o terceiro cartão, na cor branca, continha uma figura carimbada em tinta na cor azul.
Com base
no que foi apresentado, pode-se afirmar corretamente que
(A)
apenas o terceiro cartão mostrado contradiz a afirmação de Marta.
(B)
apenas o segundo cartão mostrado contradiz a afirmação de Marta.
(C) todos
os cartões mostrados contradizem a afirmação de Marta.
(D)
nenhum dos cartões mostrados contradiz a afirmação de Marta.
(E)
apenas o segundo e o terceiro cartões mostrados contradizem a afirmação de
Marta.
Se o cartão é amarelo, tem uma figura azul.
p: O Cartão é amarelo;
q: A figura é azul.
p → q
Tabela-Verdade
para proposição condicional
p
(antecedente)
|
q
(consequente)
|
p → q
|
V
|
V
|
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
V
|
F
|
F
|
V
|
Observe que se q é verdadeiro, p pode ser
verdadeiro ou falso. Ou seja, a recíproca não necessariamente é verdadeira (q →
p).
Cartão 1: Cartão amarelo e figura azul;
Cartão 2: Cartão vermelho e figura preta;
Cartão 3: Cartão branco e figura azul;
O cartão 1 confirma a informação de Marta. O cartão
2 não se refere à informação de Marta. O cartão 3, embora tenha figura azul,
não é da cor amarela. Mas isso não contradiz a informação de Marta, visto que o
cartão pode ter qualquer cor.
Portanto, nenhum dos cartões contradiz
a afirmação de Marta ----------- Alternativa (D)
96. Uma
avaliação com apenas duas questões foi respondida por um grupo composto por X
pessoas. Sabendo-se que exatamente 160 pessoas desse grupo acertaram a primeira
questão, que exatamente 100 pessoas acertaram as duas questões, que exatamente 250
pessoas acertaram apenas uma das duas questões, e que exatamente 180 pessoas
erraram a segunda questão, é possível afirmar, corretamente, que X é igual a
(A) 520.
(B) 420.
(C) 370.
(D) 470.
(E) 610.
X = 120 + 60 + 100 + 190
X = 470 -----------
Alternativa (D)
97. Para
que seja falsa a afirmação “todo escrevente técnico judiciário é alto”, é
suficiente que
(A)
alguma pessoa alta não seja escrevente técnico judiciário.
(B)
nenhum escrevente técnico judiciário seja alto.
(C) toda
pessoa alta seja escrevente técnico judiciário.
(D)
alguma pessoa alta seja escrevente técnico judiciário.
(E) algum
escrevente técnico judiciário não seja alto.
PROPOSIÇÕES CATEGÓRICAS
São aquelas que usam os termos “todo”,
“nenhum”, “algum” ou “algum não é”.
AFIRMAÇÃO
|
NEGAÇÃO
|
“Todo A é B
|
“Algum A não é B”
|
“Nenhum
A é B”
|
“Algum
A é B”
|
“Algum
A é B”
|
“Nenhum
A é B”
|
“Algum
A não é B”
|
“Todo
A é B”
|
Afirmação: “Todo escrevente técnico judiciário é
alto”
Negação: “Algum escrevente técnico judiciário não é
alto”
------------------
Alternativa (E)
98. Uma
equivalente da afirmação “Se eu estudei, então tirei uma boa nota no concurso”
está contida na alternativa:
(A) Não
estudei e não tirei uma boa nota no concurso.
(B) Se eu
não tirei uma boa nota no concurso, então não estudei.
(C) Se eu
não estudei, então não tirei uma boa nota no concurso.
(D) Se eu
tirei uma boa nota no concurso, então estudei.
(E)
Estudei e tirei uma boa nota no concurso.
p: Eu estudei
q: Tirei uma boa nota
p → q
EQUIVALÊNCIA LÓGICA
Duas moléculas são equivalentes se elas possuem as
mesmas tabelas verdade.
Tabela-Verdade
para proposição condicional
p
(antecedente)
|
q
(consequente)
|
p → q
|
V
|
V
|
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
V
|
F
|
F
|
V
|
p → q é equivalente a: ~ q → ~ p.
Esta equivalência é chamada de contra-positiva.
~ q: Não tirei uma boa nota
~ p: Eu não estudei
------------------
Alternativa (B)
99. A
afirmação “canto e danço” tem, como uma negação, a afirmação contida na
alternativa
(A) não
canto e não danço.
(B) canto
ou não danço.
(C) não
danço ou não canto.
(D) danço
ou não canto.
(E) danço
ou canto.
p: Canto
q: Danço
p ^ q
Prop. Composta
|
|
Conjunção
|
|
Afirmação
|
p ^ q
|
Negação
|
~ p V ~ q
|
------------------
Alternativa (C)
100. Se
Márcio é dentista, então Rose não é enfermeira. Débora não é médica ou Marcelo
não é professor. Identificado que Marcelo é professor e que Rose é enfermeira,
conclui-se corretamente que
(A)
Débora não é médica e Márcio não é dentista.
(B) Débora
é médica e Márcio é dentista.
(C)
Débora é médica e Márcio não é dentista.
(D)
Débora não é médica e Márcio é dentista.
(E) Se
Débora não é médica, então Márcio é dentista.
p: Márcio é dentista
q: Rose não é enfermeira
r: Débora não é médica
s: Marcelo não é professor
p → q
r v s
Marcelo é professor: ~ s (V)
Rose é enfermeira: ~ q (V)
Assim, s e q são falsos.
Tabela-Verdade
para proposições disjunção inclusiva e condicional
p
(antecedente)
|
q (consequente)
|
p v q
|
p → q
|
V
|
V
|
V
|
V
|
V
|
F
|
V
|
F
|
F
|
V
|
V
|
V
|
F
|
F
|
F
|
V
|
p → q
(F) (F)
r v s
(V) (F)
~ p é Verdadeiro
Márcio não é dentista.
r é Verdadeiro
Débora não é médica.
------------------
Alternativa (A)
Comentários das demais alternativas:
(B) Débora não é médica.
(C) Débora não é médica.
(D) Márcio não é dentista.
(E) as afirmações não possuem relação lógica.
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